Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Projeto Pedro Bandeira

Criei um projeto de leitura para trabalhar com Pedro Bandeira, que será desenvolvido com meus alunos de 4o. e 5o. anos.

A parte inicial pertence à Glauce, cujo blog eu acompanho com muito entusiasmo, http://diariodaprofaglauce.blogspot.com. Ainda não preparei os anexos, mas assim que estiverem prontos vou postá-los. Também pretendo colocar fotos que serão tiradas durante o projeto. Estou muito ansiosa para iniciá-lo.


 JUSTIFICATIVA:

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouví-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura.
Assim, o livro deve ser mostrado com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.

OBJETIVOS:

• Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.

• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias.

• Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios.

• Levá-los ao cuidado no manuseio de livros.

• Proporcionar o uso da biblioteca da escola, favorecendo a circulação de livros.

• Tornar a leitura um ato prazeroso.

• Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.

Procedimentos:

- Leitura do livro;
- Roda de leitura:

A roda de leitura proporciona uma discussão sobre a obra. Nesse momento, os aluno têm a oportunidade de expor as suas e ouvir outras opiniões, ampliando seus conhecimentos e aprimorando sua argumentação.

As duas obras em questão trazem assuntos importantes como desperdício, preservação da natureza e dos recursos naturais, amor na adolescência, drogas, entre outros. É importante que os alunos dialoguem sobre tais assuntos.

- Registro da discussão. (em breve colocarei os anexos)

- Conhecendo o autor:

Realizar uma pesquisa sobre o autor. Essa pesquisa poderá ser feita em casa, com ajuda dos pais, ou na escola com o auxílio do professor. É um momento importante para ensinar os alunos a pesquisar com ajuda da Internet.


Explorar o site do autor. Nele, há diversos artigos relacionados ao autor. Separá-los para uma leitura em outro momento.

Montar um texto coletivo com as informações pesquisadas, que deverá ser registrado por todos os alunos (para montagem do portifólio, posteriormente).

Elaborar um cartaz com a linha da vida do autor, suas obras e fatos importantes que aconteceram em sua vida.

- Leitura dos artigos relacionados ao autor:

Realizar a leitura e a discussão sobre os artigos. Os textos podem ser aproveitados para as aulas de Língua Portuguesa, onde a professora explorará a interpretação e o discurso textual.

Cada aluno receberá uma cópia de um ou mais artigos para o portifólio.

- Ficha de leitura:

A ficha de leitura ajuda o aluno a organizar suas ideias, visualizando os elemntos da narrativa: ação, tempo, ambiente, personagens, enredo, causas, consequências, etc.

- Resenha:

Realizar a resenha da obra. Dependendo do nível em que se encontra a turma, é possível solicitar que eles façam a resenha individualmente. Nesse caso, a professora realiza as correções necessárias com cada aluno. Uma outra opção, é produzir um texto coletivo, no qual a professora registra o fatos narrados pelos alunos, fazendo as interferências  necessárias.

- Montagem do portifólio:

O portifólio tem como objetivo ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, articulando-se com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e registro de forma sistemática e reflexiva. Através dos portfólios, o professor instaura o diálogo com cada aluno de forma individualizada, pois os alunos devem sempre estar com seus portfólios documentando suas aprendizagens. (http://www.uepg.br/uepg_departamentos/demet/disciplinas/Roteiro%20portf%C3%B3lio.pdf)

Espero que vocês gostem. E, se tiverem outras sugestões de atividades, me enviem para que eu possa enriquecer o projeto.

Beijinhos



1 comentários:

eder disse...

PARABENS!! ADOREI A ORGANIZACAO DO SEU PROJETO..

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?