Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

Campeonato folclórico - Vencedores



Em julho, li uma sugestão muito interessante no blog na minha amiga Gi Barbosa. Era um campeonato folclórico. Fiz a atividade com meus alunos, 2o. ao 5o. ano, eles a-do-ra-ram!
Essa semana foi a premiação das histórias mais criativas. Todos os alunos ganharam uma lembrancinha, e os vencedores, um por turma, ganharam um jogo. Segue abaixo as produções mais votadas pelos alunos e professores do colégio:

Observção: Procurei conservar ao máximo a espontaneidade dos alunos. Não cobrei rigorosamente a estrutura do texto (parágrafos, pontuação e ortografia) e sim, a criatividade e as ideias.  

Esse foi o início da históri,a a qual os alunos deveriam dar continuidade:


Certa manhã um Saci passeava pela floresta e resolveu fazer travessura com uma árvore trançando alguns galhos já que não encontrou nenhum cavalo pra com ele aprontar. Curupira de prontidão em sua guarda diária viu aquilo não gostou nada, e foi tomar satisfação com o Saci que partiu pra cima dele com um redemoinho e o Curupira logo pegou um pedaço de pau pra dar na cabeça do Saci.
O Curupira rei que assistia a tudo de longe deu um grito:
 -  Parem agora mesmo com isso!
O Curupira em respeito, jogou fora o pedaço de pau e prestando reverência disse:
 -  Seu desejo é uma ordem majestade.
O Saci olhou de lado, tirou o cachimbo da boca, cuspiu no chão e falou:
- Quem é você pra me dizer o que devo fazer?
O Curupira rei cheio de sabedoria disse:
- Vamos resolver essa questão pacificamente seu Saci?
- Como?  - disse o Saci - Eu estava me divertindo e ele partiu pra cima de mim.
O Curupira meio agitado tornou a pegar o pedaço de pau e respondeu:
- Eu só estava protegendo a árvore de suas maldades.
- Mas que maldade? - o saci soltou uma gargalhada -  Eu só estava fazendo um penteado novo.
Então o rei dos Curupiras entrou na questão e falou:
 - Vamos fazer um campeonato de futebol e quem ganhar o jogo fica com a razão.
- Mas estou em desvantagem eu só tenho uma perna!
- Caso você não tenha notado engraçadinho, eu tenho os dois pés virados pra trás.
E os dois olhando para o rei falaram juntos.
- Não vai dar certo!!!???!!!
- Vai sim junte seus irmãos Sacis e nós juntaremos os nossos irmãos Curupiras, tudo bem?
O Saci concordou e foi juntar seus irmãos.  Curupira saiu pro outro lado em busca de formar um bom time. Encontraram-se então no campo da mata onde deu-se início um campeonato inusitado ......

Agora é com você:








Os vencedores receberam um diploma
E todos os demais ganharam uma lapiseira com um recadinho:





Parabéns a todos meus queridos alunos!!





1 comentários:

Gi Barbosa disse...

Fique encantada e surpresa com a criatividade dessas crianças, certamente o Brasil está bem servido com tanto talento e criatividade.
Obrigada por adotar minha ideia.
Beijinhos da Gi.

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?