Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A margarida friorenta

Atividade desenvolvida com uma turma de 2o. ano. Como ficou muito legal, achei interessante postar e dividir com minhas colegas de produção.

Iniciei a aula contando a história "A Margarida Friorenta" Fernanda Lopes de Almeida . Quem ainda não conhece, precisa conhecer! É uma história linda, as crianças adoram. Tenho o livro todinho postado no mês de maio, você pode criar slides e contar a história.





Fizemos a interpretação oral e fomos para o laboratório de informática. Cada aluno fez o desenho da história no paint, que foram salvos no meu pendrive, com ajuda do prof de informática. 

Coloquei cada desenho em uma folha criada por mim em seguida imprimi com o desenho de cada aluno. (segue modelo da folha)




Em outro momento, relembramos novamente a história e os alunos reescreveram em suas respectivas folhas. Eles adoraram receber a folha com o desenho feito por eles.

Esses são alguns dos desenhos feitos pelos meus alunos:









Sobre a autora:



Fernanda Lopes de Almeida é um dos nomes mais expressivos na área da literatura infantil brasileira a partir da década de 70. A fada que tinha idéias teve sua primeira edição em 1971 e seu sucesso foi confirmado pela crítica especializada que concedeu ao livro os seguintes prêmios: indicado pela FNLIJ como uma das cinco melhores obras infantis brasileiras de 1967-1971; incluído na Biblioteca Seletiva de Literatura Infantil da Unesco, no Ano Internacional do Livro (1972) e selecionado para o acervo permanente da Biblioteca Internacional para a Juventude, de Munique, em 1976.

Destacar que a premiada escritora Fernanda Lopes de Almeida está entre os mais importantes autores da literatura infantil é pouco. Fernanda é criadora de histórias inesquecíveis, que se inserem na memória literária e cultural do país.

"Acho que o livro está muito bonito, mais colorido ainda, portanto mais parecido com o mundo da Clara Luz [nome da fada], que é um mundo de alegria", destaca a autora.

As principais atividades da autora hoje são as de sempre: ler muito, escrever muito e ficar atenta a todos os acontecimentos ao seu redor. "Tenho uma certa preferência pelos pequenos acontecimentos, as pequenas coisas, os pequenos sinais, aquela expressão fisionômica que perpassa e ninguém nota. Mais que a arte, mais que a literatura, me interessam as pessoas e, especialmente, as pequenas pessoas. As que estão no cantinho da fotografia", diz.

 
Fonte: 
 


0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?