Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A matemática e a sua influência no desenvolvimento da criança pequena

A matemática e a sua influência no desenvolvimento da criança pequena
Viviani Zumpano
Coordenadora pedagógico-educacional do Berçário Les Enfants d'Emilie
Desde o nascimento as crianças se encontram imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante, pois participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções espaciais.

Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, recorrem à contagem e operações para resolver problemas cotidianos, também observam e atuam no espaço ao seu redor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referência, identificando posições e comparando distâncias.
Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.

Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e a estabelecer
as primeiras relações com ele. As situações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a especificidade das ideias matemáticas. As atividades psicomotoras, as rodas de conversa, história, música, os jogos e as brincadeiras permitem a familiarização com
elementos espaciais, temporais e numéricos, sem imposição.
Na Educação Infantil, o envolvimento da criança com esta área do conhecimento ocorre por meio de inúmeros momentos, dentre eles, nas atividades de movimento nas quais o espaço físico é modificado por meio da construção de diferentes circuitos de obstáculos. Os materiais utilizados são simples: cadeiras, mesas, pneus, bambolês e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar — subindo, descendo, passando por dentro, por cima, por baixo — permitem a construção gradativa de conceitos, dentro de um contexto significativo, ampliando experiências.

As brincadeiras de construir torres, pistas para carrinhos e mini-cidades com blocos de madeira ou encaixe, possibilitam representar o espaço numa outra dimensão.
Assim, os conceitos matemáticos não são o pretexto nem a finalidade principal a ser perseguida. As situações vivenciadas por nossas crianças têm um caráter múltiplo, proporcionando interesse e estabelecimento de relações - mesmo que de maneira primitiva - que irão resultar em sólidas aprendizagens.
Fonte: INFORMATIVO ESPAÇO IN - terça-feira, 05 de julho de 2011IN

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?