O projeto está chegando ao final e eu já estou ficando com saudades...
As crianças adoraram a Mel e suas borboletas. Foi muito produtivo. Amanhã vamos construir a árvore das borboletas, depois postarei as fotos.
Seguem as atividades do portfólio.
1a. página:
Desenho livre da história.
2a. página:
Desenhar e escrever o trecho favorito da história.
3a. página:
Escrita da biografia da autora.
4a. página:
lista de algumas obra de Eva Furnari
5a. página:
Resumo coletivo da história. (ou individual, dependendo do ritmo da turma)
6a. página:
Personagens da história - desenhar e escrever as característica dos personagens Mel e Kiko.
7a., 8a. e 9a. páginas:
Interpretação da história:
“Mel
não sabia que havia tantas coisas para conhecer fora de sua cidade.
Foram
precisos sete nós para que ela se aventurasse.”
- Qual o nome da cidade onde Mel morava?
|
- O que tornava Mel diferente das pessoas que moravam
na cidade?
|
- “Os moradores achavam muita graça naquilo e se
divertiam:” O que as pessoas falavam sobre Mel?
(
) Falavam que ela era muito feia e estranha.
(
) Chamavam-na de “repolho repolhudo” e diziam que ela havia nascido num
repolho mofado.
(
) Diziam que ela não deveria se importar com o que os outros diziam.
- Mel se sentia muito magoada com tudo o que os outros
diziam dela. Leia o trecho abaixo em seguida, responda:
“Um dia, porém, foi diferente. Em vez de
querer chorar, Mel sentiu o dedinho repuxando. Estranhou: Ué, que esquisito...”
a)
O
que estava acontecendo com Mel?
|
b)
Quando
aparecia os “nós” na personagem?
|
5.
Faça
um desenho representando os lugares onde os “nós” apareceram:
|
6.
Depois
de muito pensar e até quase dar “nós” no pensamento, Mel decidiu ir embora.
Faça um desenho representando o disfarce utilizado por ela:
|
7. Em sua busca por um novo lugar, Mel
encontrou uma vaca e tentou dialogar com ela, mas deu não muito certo. Por quê?
|
- O que a menina fez para fugir da vaca?
(
) Se escondeu atrás de uma árvore.
(
) Procurou abrigo em uma casa.
(
) Pulou em um lago e nadou muito.
(
) Começou a chorar.
- Assim que chegou do outro lado da margem do lago,
Mel encontrou um garoto. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(
) Mel estava cansada e deitou-se na grama.
(
) A vaca malhada apareceu ao seu lado.
(
) Mel estava de volta em Pamonhas.
(
) Um garoto estava parado diante da menina.
(
) Mel sorriu para o menino.
(
) O menino chamou Mel de “repolho repolhudo”.
(
) Kiko tratou Mel com carinho.
- Assustada,
Mel tentou fugir. Faça um desenho e escreva uma frase representando o que
aconteceu:
|
|
- A menina
percebeu que Kiko também tinha “nós” e que ele nem se importava com isso.
Para onde eles foram e o que Kiko ensinou a Mel?
|
|
11a. página:
Questões de opinião própria:
“Mel
tinha algo diferente; onde quer que ela fosse, estava sempre rodeada de
borboletas.”
- O que as borboletas significavam na vida da menina?
|
- Por que Mel começou a ter “nós” pelo corpo?
|
- Ao encontrar Kiko, a vida de Mel mudou. Por quê?
|
|
- Quais são suas borboletas e seus “nós”? Represente
por meio de desenhos ou por palavras:
Borboletas
|
Nós
|
|
|
1 comentários:
NOSSA AMEI SUAS ATIVIDADES, EU SOU PROFESSORA DO 2º ANO E TAMBÉM ESTOU TRABALHANDO COM PROJETO DE LEITURA ONDE MINHA AUTORA E EVA FURNARI, AS CRIANÇAS ESTÃO ENCANTADAS COM SEUS LIVROS.
SE VOCÊ TIVER EM SLIDE O LIVRO NÓS, ME ENVIA POR FAVOR.
Postar um comentário